sábado, 13 de setembro de 2008

Refletindo...

Pessoal, estava ainda agora assistindo a Oprah novamente. Adivinhem o tema? Obesidade (de novo!!!). Peguei dados interessantes: os EUA passam por uma epidemia de obesidade. Cerca de 60% (isso mesmo!!!) das pessoas estão acima do peso. E destes, 30% sofrem de obesidade severa. Isso significa o maior percentual de obesos que o pais já teve. Pior do que isso?!? Em 2010, eles calculam que, se nada for feito, 20% das crianças serão OBESAS!!! Meu Deus!!!!?!?!? E demais!! Gente! Não estou falando sobre ficar bem no biquine. Estou falando sobre ter diabetes, pressão alta, doenças relacionadas ao metabolismo, etc, etc, etc...

Learn portion control.


Há crianças fazendo a operação gástrica por la. Sim!! No inicio, eles só admitiam crianças acima de 18 anos (isso e o que o conselho nacional de medicina permite). Mas agora, devido a ' epidemia'  que assola o pais, as crianças estão fazendo a cirurgia antes, antes e antes...E, mesmo com todo o ' controle'  e analise psicológica que eles fazem antes da cirurgia, alguns casos dão errado...Sim...Errado...As pessoas transferem seu vicio em relação a comida para outra coisa...No caso mostrado no programa, a menina trocou a comida pelo álcool...E imaginem...O resultado foi: de uma adolescente obesa (antes da cirurgia) para uma alcoolatra (após a cirurgia). Pois e...Nem sempre as coisas são o que parecem...

O que gostei deste programa, foi que mostrou o quanto a nossa sociedade e imediatista. Buscamos soluces praticas, rápidas. Muitas vezes, tao rápidas que a nossa cabeça não esta preparado para a " solução" que encontramos. E o desafio e: adequar nosso corpo a nossa cabeça e vice-versa. Não adianta mudar um sem o  outro. Ainda no mesmo programa, existiam pessoas que, após fazer a cirurgia tinham '' fome psicológica' ...Isso e: elas sentiam a fome na mente (psicologicamente falando), mas o corpo não tinha fome e isso se torna outro dilema...

Já falei por aqui que minha decisão de emagrecer ocorreu após maio de 2008, quando fui a Nova Iorque com o meu marido...Gente, não entrei na dieta de imediato...Ferias, viajando...Tudo servia de desculpas para não começar. Mas quando voltei para a Bélgica, fiz dieta e emagreci 3 kg. Só "cortando" alimentos...Sem fazer R. A. propriamente dita. Agora, que tento tomar as rédeas do meu corpo e da minha dieta de volta, fico refletindo o quanto a sociedade ao redor nos influencia. 

Aqui na Europa em geral eles não falam de "EPIDEMIA DE OBESIDADE'. Mas eles falam muito de problemas relacionados a ela, programas de cirurgia bariatrica, etc, etc...

Por isso meu "choque", quando visitei os EUA...Alem de ver muitas pessoas "gordas"  pela rua...No supermercado...Um monte de produtos light (que na Bélgica representa apenas uma "parte" do supermercado) e os restaurantes de fast food bombando de gente!!! Caraca!! Eles (quando falo 'eles' entenda-se empresários de fast food) querem fazer-nos comer mais e mais. Espero não alimentar a ganancia destes e conseguir mudar meus hábitos definitivamente.

Ah, este post ta ficando longo pra caramba...Mas e um desabafo e ao mesmo tempo um estimulo pra mim...Pensar o que estou evitando de doenças por seguir na minha R.A....Que será para minha vida, não apenas para atingir minha meta.Gente, fiquem com Deus e um sábado de luz para todos!!



6 comentários:

Anônimo disse...

ótimo post amiga, os dados são alarmantes mesmo nos EUA. Mais estamos fazendo a nossa parte cuidando de nossa saúde.

Obrigada pelas informações.

Bjim

Juuu disse...

Deus que me perdoe...
sem contar que eles comem muita besteira, né?


enfim...tah tudo lgal...só meio enrolada e vc/
bjusss

Luciana disse...

Maravilhoso teu post, digo isso sem querer chover no molhado.
Eu li recentemente sobre a epidemia de obesidade nos EUA, e fiquei alarmada.Concordo com vc sobre o imediatismo, temos q parar pra pensar nas consequencias, pq com certeza alguma terá.
Bjao e bom fim de semana!!!

Anônimo disse...

Muito legal Jam,

Sabe, o tempo que levamos para emagrecer é essencial: quanto mais demorado, mais enraizados os novos hábitos estarão e daí é mais fácil manter!

Beijos

Jam disse...

Duda: realmente os dados sao alarmantes ;-( ok. nao estamos nos EUA, mas se nao cuidarmos, tambem entraremos na mesma situacao.

Juuu: eles comem muita besteira sim...e nos, infelizmente, nos inspiramos muiiiiiiiiito neles.

Luciana:sim, temos que deixar de ser tao imediatistas...

Vania: e verdade, quanto mais tempo nosso corpo tiver para se habituar ao processo de emagrecimento, melhor.

bjos e obrigada pelos coments!!

Erica disse...

Olá Jam, os dados são alarmantes nos EUA,e recorrendo a faca para solucionar um problema que poderia ser resolvido com melhor alimentação nas escolas e educação alimentar.
A obesidade está está ocorrendo no mundo todo. Aqui na Espanha pelo menos 1 vez na semana vc encontra nos jornais notícias de aumento crianças obesass em idade escolar levando a doenças relacionadas a isso e tbém está ocorrendo aumento de idosos obesos.
O Brasil está indo atrás copiando os tamanhos das porções e abrindo fast food para tudo quanto é canto.
Deveriamos seguir o exemplo do Chef Jamie Oliver que modificou a alimentaçao escolar da Inglaterra introduzindo comida mais saudável nelas e promovendo programas sobre como evitar a obesidade e o maç que este problema pode levar mais futuramente.

Bjs mil, tenha um ótimo fim de semana eobrigada pela visita!